Contador de VISITAS

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Radialistas na Marcha Mundial das Mulheres





Por Ronaldo Werneck

Você não pode ficar de fora. No próximo dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Radialistas de São Paulo, junto com as mulheres radialistas, seus amigos (as), filhos (as), maridos (as), companheiros (as), pais, enfim, todos que fazem parte de sua vida e queiram acompanha-las, estarão numa grande marcha na cidade de São Paulo. É a Marcha Mundial das Mulheres (MMM).

movimento da Marcha Mundial das Mulheres, em São Paulo, também está preparando uma Oficina; "História do 8 de Março", onde serão confeccionados materiais a serem utilizados na MMM. Também haverá ensaio da Batucada da MMM.

É importante dizer que tanto a comemoração do Dia Internacional da Mulher, como a Marcha Mundial das Mulheres são eventos que tentam resgatar a importância e a dignidade das mulheres, frequentemente sobrepujadas em nossa sociedade machista. Um fenômeno cultural que traz anomalia nas relações de gênero. Seja no espaço doméstico, profissional ou social.

As mulheres, em muitas culturas, logo cedo, são educadas a aceitar condições inferiores em relação ao homem. Situação esdrúxula, já que a ciência humana já provou, que apesar das diferenças físicas e comportamentais, os gêneros humanos são iguais. Ora, por quê, então, há essas diferenças de tratamento? A resposta encontrada é a ignorância. Quando não, para que uma sociedade machista e patriarcal continue a existir com privilégios para ela, a mesma usa esta via para consolidar seus interesses.

Para combater essa injustiça, diversas organizações, ao redor do mundo, estarão promovendo esta grande marcha no dia 8 de Março. E você não pode ficar de fora.

Participe! O convite é para todos, não só para as mulheres.

Partiremos, rumo ao ato, que será na Avenida Paulista, de nosso Sindicato.

Local de nossa concentração: em frente ao Sindicato dos Radialistas de São Paulo, rua Conselheiro Ramalho, n. 992. Fica no bairro Bela Vista.

Horário: 8h30 da manhã.

Aguardamos vocês!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Como requerer seu Registro Profissional



Por Ronaldo Werneck

No Brasil, há diversas categorias em que o trabalhador, para exercer sua profissão, é necessário possuir o prévio Registro Profissional. São categorias que têm funções regulamentadas. Onde é descrito na legislação, os detalhes das funções a serem desempenhadas pelo trabalhador.

Diversas categorias tem como órgão fiscalizador Conselhos. Como é o caso dos Engenheiros (CREA), Médicos (CRM), Dentistas (CRO) e Enfermeiros (COREN). Exercem, basicamente, funções administrativas em relação a profissão. Outras categorias não tem Conselhos, que são montados para criar políticas de fiscalização e regularização profissional.  Como é o caso dos Radialistas, Jornalistas e Mães Sociais.

Existe algumas formas de se conseguir o Registro Profissional. Em sua maioria, através da formação continuada. É através da formação educacional, em instituições de ensino, reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), seja superior ou técnica, que é possível obter o tão sonhado Registro Profissinal. Algumas categorias, como dito acima, não têm Conselhos.

No caso dos Radialistas, categoria que tem sua própria lei, a Lei 6.615, de 16/12/1978, mais conhecida como "Lei do Radialista", são seus Sindicatos os responsáveis para fiscalizar, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego  (MTE).

A regularização profissional, de trabalhadores em situação irregular, também perpassa pelos Sindicatos dos Radialistas. Conforme determina o Artigo 6º, em seu Parágrafo Único da Lei do Radialista; "O pedido de registro, de que trata este artigo, poderá ser encaminhado através do sindicato representativo da categoria profissional ou da federação respectiva."

No caso do Sindicato dos Radialistas de São Paulo, seguem critérios para o fornecimento do Atestado de Capacitação Profissional, que garante ao trabalhador radialista, se regularizar junto ao  MTE. Isso porquê, não é o Sindicato dos Radialistas que fornece o Registro Profissional, mas tão somente um atestado, que é reconhecido pelo  MTE, para o fornecimento do Registro Profissional.

Já os trabalhadores, que tem formação superior em Rádio e TV ou técnica, em alguma função regulamentada da Lei do Radialista, pode acessar o portal do MTE e solicitar seu Registro Profissional.



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Domingo de carnaval é dia de Fuá




Por Ronaldo Werneck


Neste domingo (15) o bloco carnavalesco "Fuá" irá desfilar pelas ruas de São Paulo. A Concentração será em frente ao Sindicato dos Radialistas de São Paulo, que fica na rua Conselheiro Ramalho 992, no Bairro Bela Vista.

O grupo surgiu no ano de 2013 com o objetivo de garantir diversão e cultura popular brasileira para os paulistanos. Este ano de 2015 o grupo inova com transmissão radiofônica pela Web rádio Antena Ligada e pelo Site TV da Cidade

O bloco é composto por ativistas culturais e militantes das causas sociais, além de membros da comunidade. Radialistas, atores, artistas plásticos, jornalistas, professores e amantes do samba também compõe o bloco.

Signatário do "Manifesto Carnavalista", movimento que defende carnavais de rua e o uso do espaço público como exercício da cidadania e que tem diversos blocos participantes, entende que que a ocupação do espaço público é, ao mesmo tempo, defesa da cidadania. 

O bloco mantém página no Facebook, onde mantém integrantes e a comunidade atualizada de suas atividades.

Com informações do Portal CTB


Serviço:

BLOCO DO FUÁ

Data: Domingo (15) 
Concentração: em frente ao Sindicato dos Radialistas 
de São Paulo - Rua Conselheiro Ramalho 992 – Bela 
Vista, a partir das 16h

Horário do desfile: Das 17h00 às 22h00

Percurso: Rua Conselheiro Ramalho, Rua Manuel Dutra,
Rua Major Diogo, Rua Santo Antônio, Rua Martinho Prado, 
Rua Augusta, Rua Antônio de Queiroz, Avenida da 
Consolação e Praça Roosevelt (Teatro Heleny Guariba).


Letras das músicas compostas pelo bloco

Pelo Cano
(Maurício Baraças)

Fuá, Fuá, Fuá
Agora que secou
não adianta mais chorar
Doutor eu não me engano
espanou o parafuso
do paulista paulistano
tanta soberba
entrou pelo cano
agora só cavando
um poço artesiano.

Bloco do Fuá
(Edinho Oliveira/Cida Lobo)

Fu, Fu, Fu, Fuá
Fu, Fu, Fu, Fuá Bis

Nosso bloco é democrático
Quem quiser pode chegar

Não tem distinção raça
Não tem distinção de cor
Não tem nenhum pre- conceito
Só alegria e muito amor

Vem curtir o carnaval
Vem pro bloco do fuá
Vem que nossa alegria é geral
Vem curtir á noite inteira 
Entre nessa brincadeira
No bloco do fuá 
Tudo fica legal


Não me Agarre!!!!
(Edinho Oliveira/Cida Lobo)

Não, me agarre não
Não, me agarre não

Hoje eu vou pular
Não me agarre não
Não me agarre não
No bloco do fuá

Eu já bebi, umas e outras
Eu já vesti a minha fantasia
Não me agarre não me amole
Vou pro fuá, que já deu a hora

Espião Ianque
(Adriano Filho / Valquíria Medeiros)
- ÔOO Obama
Pra Casa Branca não vou voltar
A “Alegria” que querias
Só encontro no Fuá
Ianque veio ao Brasil
Roubar a alegria do Carnaval
Entrou no Bloco
Aprendeu surdo e pandeiro
Virou um batuqueiro maioral
Descobriu que a alegria que buscara
Há muito se instalara
No seu coração
E hoje vive feliz
Numa Quitinete
Na Avenida São João


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

"Big Brother" nos Radialistas



No livro "Cypherpunks, Liberdade e o Futuro da Internet", de Julian Assange, encontramos informações preocupantes a respeito da violação do direito do ser humano à privacidade.

No site Wikileaks, também encontramos informações de como a liberdade e a privacidade dos cidadãos estão sendo atacados, seja por governos e até por empresas privadas. Muitas vezes contratadas para repassar informações aos seus clientes.

Um exemplo dessa situação, basta você fazer uma breve busca a respeito de um determinado produto na internet. Quando você menos espera, começa a receber spams em seu e-mail, com a publicidade de diversos produtos que procurou na rede.

Esta condição de cidadão, com direitos violados, já atingiu até autoridades de vários países. Dilma Rousseef, do Brasil, Angela Merkel da Alemanha e Peña Nieto, presidente do México, foram espionados pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, como devem ter disso outras autoridades pelo mundo afora. Ninguém está blindado pela rede de espionagem, criminosamente montada pelo governo americano, através de sua agência de espionagem.

Mas se você acredita que isso acontece só lá fora, não seja ingênuo. Na empresa onde você trabalha, pode estar ocorrendo a mesma coisa. Sentença proferida pelo TST, garante que a empresa tenha acesso ao e-mail corporativo, oferecido ao empregado. Ou seja, seu e-mail corporativo pode e deve estar sendo monitorado.

A grande recomendação é de que use o e-mail corporativo apenas para assuntos profissionais. Sabemos que a relação com a empresa pode ser até de "lua de mel", mas pode passar ser intempestivo, quando entenderem que podem ser prejudicados, ao ter acesso a informações de cunho privado do trabalhador.

Por isso companheiro radialista, o bom senso é a melhor recomendação. Telefones fixos ou celulares e e-mails, estão sendo monitorados.

Use seu e-mail, tanto corporativo, como o privado, tendo o entendimento de que está sendo monitorado. Mesmo que você não seja uma grande autoridade, como os presidentes do México, da Alemanha ou do Brasil.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Alô, alô Radialista! Rádio Web Antena Ligada no Ar!

Adolfo Antonietti e Toninho Mendonça

Já se passaram anos e a fase de experimentos. A rádio web do Sindicato dos Radialistas completa sete anos “no ar”. Veja que interessante, o Rádio tem dessa particularidade. Foi tão marcante, que temos dificuldades em comunicar uma expressão fora daquela que nos acostumamos a se referir a ele. “Rádio”, “sintonizar”, “falar no ar” são expressões, que relatam como nos referimos ao rádio. Mas com a rádio web, isso não se encaixa, já que na internet, seu som não é transmitido por ondas radioelétricas e muito menos pelo ar. Mas por streaming.

Streamig é uma denominação na língua inglesa, comum em assuntos relacionados ao mundo da informática, segundo o site Interrogação Digital, "...é uma forma de transmissão de som e imagem (áudio e vídeo) através de uma rede qualquer de computadores sem a necessidade de efetuar downloads do que está se vendo e/ou ouvindo, pois neste método a máquina recebe informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário.

O nome streaming deriva da palavra stream, que significa pacotes,  pois a máquina recebe as informações em forma de pacotes, para serem remontados e transmitidos aos ouvintes."
 
 
 
 
A Rádio Web Antena ligada está na rede mundial de computadores desde 2007. Segundo Antonio Mendonça, mais conhecido como Toninho, Diretor do Sindicato dos Radialistas de São Paulo, a Rádio Web Antena Ligada mantém uma programação musical com predominância de MPB, mas que são transmitidos outros ritmos. Informa que são dois diretores, que são responsáveis pela rádio; Edson do Amaral, que também é diretor e ele. “Temos também a colaboração do companheiro Adolfo Antonietti, que ajuda na parte técnica, quando temos alguma dúvida”, relata.

 
Mendonça afirma que o objetivo principal da emissora é fazer uma programação diferenciada; “Uma programação didática, que noticie eventos que estejam envolvidos com os movimentos sociais e sindicais, além de utilizar a rádio como instrumento de comunicação dos radialistas de São Paulo”, informa. “Por exemplo, estaremos entrevistando o coordenador da entidade, Sérgio Ipoldo, para explicar sobre a próxima assembleia do sindicato e aproveitar e fazer a convocação dos trabalhadores da categoria“, explica.
 
 

Mendonça descreve, ainda, que a Rádio Web Antena Ligada como um importante veículo de comunicação, associado ao site do sindicato, pois é através dele que o internauta tem acesso a programação da rádio. Informou que a programação também está disponível através de um aplicativo chamado Rádio Net, que pode ser baixado para telefones celulares com aplicativos e Tablets, pelo Play Store.

Por último explicou que, em breve, seguindo a nova arquitetura do site do Sindicato dos Radialistas de SP, que ainda não está disponível, o player da rádio, estará com todos os Codecs. Com isso, não sendo necessário o internauta fazer a opção de qual codec escolher, ao clicar no site do sindicato para ouvir a Rádio Web Antena Ligada.