Contador de VISITAS

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Alô, alô Radialista! Rádio Web Antena Ligada no Ar!

Adolfo Antonietti e Toninho Mendonça

Já se passaram anos e a fase de experimentos. A rádio web do Sindicato dos Radialistas completa sete anos “no ar”. Veja que interessante, o Rádio tem dessa particularidade. Foi tão marcante, que temos dificuldades em comunicar uma expressão fora daquela que nos acostumamos a se referir a ele. “Rádio”, “sintonizar”, “falar no ar” são expressões, que relatam como nos referimos ao rádio. Mas com a rádio web, isso não se encaixa, já que na internet, seu som não é transmitido por ondas radioelétricas e muito menos pelo ar. Mas por streaming.

Streamig é uma denominação na língua inglesa, comum em assuntos relacionados ao mundo da informática, segundo o site Interrogação Digital, "...é uma forma de transmissão de som e imagem (áudio e vídeo) através de uma rede qualquer de computadores sem a necessidade de efetuar downloads do que está se vendo e/ou ouvindo, pois neste método a máquina recebe informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário.

O nome streaming deriva da palavra stream, que significa pacotes,  pois a máquina recebe as informações em forma de pacotes, para serem remontados e transmitidos aos ouvintes."
 
 
 
 
A Rádio Web Antena ligada está na rede mundial de computadores desde 2007. Segundo Antonio Mendonça, mais conhecido como Toninho, Diretor do Sindicato dos Radialistas de São Paulo, a Rádio Web Antena Ligada mantém uma programação musical com predominância de MPB, mas que são transmitidos outros ritmos. Informa que são dois diretores, que são responsáveis pela rádio; Edson do Amaral, que também é diretor e ele. “Temos também a colaboração do companheiro Adolfo Antonietti, que ajuda na parte técnica, quando temos alguma dúvida”, relata.

 
Mendonça afirma que o objetivo principal da emissora é fazer uma programação diferenciada; “Uma programação didática, que noticie eventos que estejam envolvidos com os movimentos sociais e sindicais, além de utilizar a rádio como instrumento de comunicação dos radialistas de São Paulo”, informa. “Por exemplo, estaremos entrevistando o coordenador da entidade, Sérgio Ipoldo, para explicar sobre a próxima assembleia do sindicato e aproveitar e fazer a convocação dos trabalhadores da categoria“, explica.
 
 

Mendonça descreve, ainda, que a Rádio Web Antena Ligada como um importante veículo de comunicação, associado ao site do sindicato, pois é através dele que o internauta tem acesso a programação da rádio. Informou que a programação também está disponível através de um aplicativo chamado Rádio Net, que pode ser baixado para telefones celulares com aplicativos e Tablets, pelo Play Store.

Por último explicou que, em breve, seguindo a nova arquitetura do site do Sindicato dos Radialistas de SP, que ainda não está disponível, o player da rádio, estará com todos os Codecs. Com isso, não sendo necessário o internauta fazer a opção de qual codec escolher, ao clicar no site do sindicato para ouvir a Rádio Web Antena Ligada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário