Contador de VISITAS

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia 21 de setembro é o dia do Radialista. Há o que comemorar?

 


Por Ronaldo Werneck

Desde 1945 o dia do Radialista é comemorado pelos radialistas do Brasil no dia 21 de setembro, por conta do decreto do Presidente Getúlio Vargas que, na época, decretou os níveis mínimos de salários da categoria. 

Vejam, quem escolheu a data foi a própria categoria, neste caso.

Mais recentemente, precisamente em 2006, outro Presidente da República, no caso Luís Inácio Lula da Silva, o dia 7 de novembro, em alusão ao aniversário do músico e radialista Ary Barroso, instituiu o dia do Radialista através da Lei 11.327 de 24 de julho do mesmo ano. 

Qual seria a data verdadeira? A escolhida pela categoria ou por força de uma Lei? Importante esclarecer que, na época da institucionalização da Lei, não se tem notícia de diálogo com a categoria entre o governo de Lula e os trabalhadores, para a mudança desta data comemorativa. Quer coisa mais irônica do que um segundo governo trabalhista fazer isso?! 

O Sindicato dos Radialistas de SP continua mantendo a tradição histórica dos trabalhadores de comemorar e saudar os radialistas de que a data alusiva, mais simbólica é a do dia 21 de setembro. Pelos motivos expostos acima.

Os radialistas são os responsáveis por garantir a produção e a transmissão de programas radiofônicos e televisivos, sejam através de emissoras de Rádio ou TV ou de produtoras de áudio e vídeo. 

Não é de hoje que a profissão dos Radialistas encanta parte da sociedade e de trabalhadores. É como um vício. Ter uma dose todos os dias de comunicação. Seja ele pelo microfone, seja ele segurando uma câmera de vídeo. No entanto, há muito tempo os trabalhadores radialistas tem sofrido ataques em sua profissão. Quando não os patrões, que não pagam corretamente os salários e benefícios, hora é o governo federal de plantão, que institui uma mudança, sem se importar com quem realmente são os interessados. 

Independente de que data você escolha para comemorar, o mais importante são os trabalhadores se enxergarem como categoria. Mais precisamente como classe. Pois foi ela quem, ao longo da história, unificou os trabalhadores radialistas e garantiu os diversos direitos trabalhistas, que quando não são respeitados, é possível fazer valer na Justiça ou na luta.

Parabéns Radialistas! Nossa história seria diferente sem vocês.

2 comentários:

  1. Pois é, até na data da comemoração, mesmo não tendo o que comemorar, ainda assim existe a divisão. Enquanto uns sindicatos comemoram a data em 21/09, outros sindicatos da mesma categoria resolvem comemorar em 07/11, sob alegações de que existe uma Lei Federal e que por isto, são obrigados a cumprir a determinação.

    ResponderExcluir
  2. A categoria é importantíssima no processo democrático, pois lida diretamente com realidades , traz informações cruciais à tomada de decisões e à formação de opiniões; os radialistas atuam como porta voz da sociedade.

    ResponderExcluir