Contador de VISITAS

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

2014 começa e os Radialistas não podem perder o foco



Por Ronaldo Werneck

Mais um ano se foi e outro se inicia. Assim tem sido há milênios. A atual diretoria, renovada no ano passado e que vêm desde 1988, se apresentada sempre com uma meta de organizar os trabalhadores, para deixarem de serem explorados. Mas os problemas permanecem. São inúmeras as irregularidades nas emissoras em diversas regiões do Estado, apesar dos avanços que temos conquistado.

Quando não é a falta de pagamento dos salários corretamente, é o registro profissional, que assombra a categoria. Neste ano a diretoria do sindicato irá chamar uma Plenária Estadual do Registro Profissional, para tratarmos desse tema. Enquanto o sindicato se esforça em regularizar os profissionais que o procuram, os patrões quando não, só atrapalham. Ao contratar trabalhadores sem o registro profissional e, ainda por cima, quando demitem os profissionais regularizados.

Por isso a importância do debate com a categoria. Não deveria ser o papel do sindicato ficar regularizando, indefinidamente, as irregularidades que os patrões e o governo criam com a não formação profissional dos trabalhadores na área em que atuamos. Nesse sentido já vai o aviso para os trabalhadores, interessados em defender sua profissão, que estejam preparados para participar do evento. A categoria será convocada pelo sindicato. Aguardem.

Outra coisa, em algumas emissoras ou até regiões do Estado, apresentam um número maior de irregularidades que em outras emissoras. Sendo que, em algumas, elas são maiores onde a categoria não reage às sacanagens dos patrões. Os trabalhadores estão tão condicionados a andarem de joelhos nessas emissoras, que nem se quer denunciam as irregularidades ao sindicato. Então os patrões desonestos aproveitam dessa situação.

Agora também há aqueles companheiros que acreditam que basta enviar as denúncias e cruzarem os braços que as coisas irão mudar. Não é assim que conseguiremos avançar na defesa de nossos direitos. O trabalho deve ser conjunto, entre os trabalhadores e o sindicato. Contamos com todos, para que este ano, além de alcançarmos novas conquistas, façamos os patrões desonestos cumprirem a Lei, naquilo que já conquistamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário