Contador de VISITAS

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os patrões querem intervir no Sindicato dos Sapateiros de Franca





Texto originalmente postado no site do PCO


Apoiado pelos empresários da cidade, um elemento da Força Sindical está tentando passar por cima do sindicatos dos trabalhadores e criar outro sindicato para defender os patrões



No último período, o movimento sindical está assistindo a uma onda de intervenções judiciais nos sindicatos dos trabalhadores. Há centenas de casos de intervenção nas mais diferentes categorias.


Exatamente devido ao agravamento da crise, o número de intervenções nos sindicatos aumentou em 2010. Somente nos Correios, foram seis casos de intervenção esse ano, sendo que no sindicato de São Paulo, em 2007, um interventor controlou as eleições do sindicato.


Nesse momento, o Sintect-ES (Sindicato dos Trabalhadores do Espírito Santo) está sob intervenção da justiça patronal. A intervenção foi um pedido do PT, a chapa 2 na disputa pelo sindicato. O que está em jogo são os interesses da direção da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), que quer tirar o sindicato das mãos da corrente Ecetistas em Luta, do PCO, que organiza uma oposição nacional na categoria. Os sindicatos de Minas Gerais, Roraima, Pernambuco, Amazonas e Mato Grosso foram ameaçados ou ainda estão sob o risco de sofrer intervenção judicial, em todos os casos, o pedido de intervenção partiu de um conluio entre a empresa e os sindicalistas do governo, ligados a ela.


Em Franca, interior de São Paulo, maior pólo industrial do setor de calçados com mais de 20 mil trabalhadores na base, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados também está sofrendo um processo de intervenção.


No dia 31 de dezembro de 1994, um elemento chamado Fábio Cândido, que já havia sido presidente do sindicato, fundou outro sindicato, passando por cima do atual. O processo se estendeu desde então, porém há cerca de dois anos, a disputa ficou mais evidente.
O falso-sindicato fundado pelo pelego, ex-sindicalista, começou a ganhar incentivos dos patrões.
Em entrevista nesta edição de Causa Operária, Sebastião Ronaldo, presidente do sindicato dos trabalhadores, afirma que “até a mensalidade dos trabalhadores associados do nosso sindicato as empresas já não estão descontando mais”. Os patrões estão fazendo abertamente a propaganda do falso-sindicato, no site do sindicato patronal é dada a notícia da “disputa entre sindicatos”, na qual se afirma logo na primeira frase: “os cerca de 20 mil sapateiros de Franca podem ganhar um novo líder”.
O Ministério do Trabalho e Emprego publicou no Diário Oficial, em 21 de julho, a liberação da carta sindical para o falso-sindicato. A liberação é uma manobra da força sindical, que domina o ministério, junto com os empresários da cidade.


Não é à toa que os ataques dos patrões aumentaram de intensidade nos últimos dois anos. A necessidade dos industriais da cidade em atacar a organização sindical dos trabalhadores vem junto com a necessidade de atacar os trabalhadores também economicamente.


Para poder colocar em prática medidas para aumentar a exploração dos trabalhadores, os patrões estão buscando destruir o sindicato, que já existe há 70 anos. Segundo Sebastião Ronaldo “a medida que os empresários têm mais vontade de implantar, nos últimos anos, na categoria, é o Banco de Horas”.


A intervenção é uma maneira dos patrões de controlarem a organização dos trabalhadores, para facilitar a exploração e o abuso nas fábricas e setores de trabalho. No momento em que a crise econômica atinge em cheio os capitalistas, os patrões precisam exercer uma ditadura nos sindicatos para impedir que a luta dos trabalhadores resulte em menores lucros para as empresas.
É necessária a organização de um comitê nacional que reúna os sindicatos de todas as categorias para denunciar e lutar contra as tentativas dos patrões de intervir na organização dos trabalhadores. A defesa da autonomia dos sindicatos em relação aos patrões e ao Estado capitalista deve ser um princípio da luta dos trabalhadores, os únicos que devem decidir sobre os rumos de sua organização.

Um comentário:

  1. BOM DIA, SENHOR PRESIDENTE,DIRETORIA DE CONVENIO EM BENEFICIOS

    FORNEÇA A SEUS ASSOCIADOS O BENEFICIO CLUB DE FERIAS EM LAZER E CULTURA
    SAO 1600 LOCAIS EM LAZER , INCLUSIVE TEATROS E OUTROS BENEFICIOS
    O CONVENIO E GRATUITO E O ASSOCIADO SO PAGA O MINIMO E QUANDO USA, DESDE QUE EM DIA COM SUA CONTRIBUIÇAO JUNTO

    A VOSSA ENTIDADE.

    O CONTRATO DE CONVENIO CONSTA NO SITE WWW.CLUBDEFERIAS.COM.BR

    ATUALMENTE ATENDEMOS A MAIS DE 25000 ENTIDADES EM TODO O PAIS PUBLICO ATENDIDO PELO CLUB DE FERIAS: SOMENTE ASSOCIADOS DE SINDICATOS,ASSOCIAÇÕES,GREMIOS,COOPERATIVAS E CDLS.

    ATENTAMENTE,



    PATRICIA MARQUES-MARKETING

    11 3101-4002/3101-5855/2854-6300

    ResponderExcluir