Contador de VISITAS

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O ano de 2015 nos deixa um legado; de aprendizado de luta e de que 2016 vai ser melhor.

Ato na porta da TV Cultura

Por Ronaldo Werneck

Foram horas, dias, semanas e meses, em que a luta dos trabalhadores de empresas de Rádio e TV, no estado de São Paulo, estiveram presentes na pauta do Sindicato dos Radialistas.

A campanha de sindicalização foi importante para trazer a categoria mais perto de sua organização de classe.

Na campanha salarial deste ano os radialistas paulista compareceram nas assembleias, na qual foi decisivo para que as reivindicações fossem levadas até o fim. 

A presença dos trabalhadores nas assembleias do Sindicato contribui, efetivamente, para que a direção se empenhe, ainda mais na luta da categoria.

O Acordo Coletivo fechado deste ano chegou, garantindo direitos duramente conquistados, principalmente para quem recebe apenas o piso salarial, pois o reajuste foi acima da inflação.

O Congresso Estadual dos Radialistas veio como prévia do nacional, onde as demandas do estado foram discutidas, aprovadas e os delegados eleitos para o Congresso Nacional.

A participação no 10º Congresso Nacional dos Radialistas, no Rio de Janeiro, é um exemplo de como os radialistas paulistas estão empenhados em contribuir para que nossa luta, na esfera nacional, seja acumulada de êxitos.

A luta dos trabalhadores da TV Cultura, que culminou em greve, também foi destaque no ano de 2015. Com muito esforço e dedicação, trabalhadores da emissora, dirigentes e funcionários do Sindicato se empenharam para que a luta por conquista de direitos e pelo patrimônio público do povo paulista não fosse abandonado. Atos na frente da emissora e na cidade vizinha de Embu das Artes, o Sindicato dos Radialistas se fez presente. 

Como se não bastasse problemas nas grandes empresas, emissoras de rádio, de menor porte, também impuseram desafios aos seus trabalhadores. É o caso das Rádios Cumbica, de Guarulhos e Clube AM e FM de Guaratinguetá.

Também não podemos esquecer de nosso companheiro Alemão, vítima de um acidente elétrico, onde perdeu sua vida neste ano. Força para os familiares.

O Sindicato dos Radialistas de São Paulo promoveu um grande esforço para garantir a regularização profissional de diversos radialistas, que não estavam regularizados, mas estavam dentro dos critérios estabelecidos para conseguir o atestado de Capacitação Profissional. Palestras de incentivo ao conhecimento do Sindicato, de sua estrutura e de suas lutas, bem como seu posicionamento político, deu o tom na formação. Foram realizadas com grande participação dos trabalhadores, na capital e no interior do estado, o ano inteiro.

Decisões na Justiça do Trabalho, também garantiram direito aos radialistas paulista. Como foi o caso da Rádio Difusora de Franca, que foi obrigada a cumprir a legislação trabalhista, na marra. A multa que a TV Record tomou, por não lavrar Comunicados de Acidentes de Trabalho dentro da empresa, da Rádio Cultura de Santos que, recentemente, garantiu nova decisão favorável aos trabalhadores e o pagamento das diferenças de horas extras para os trabalhadores da TV Band. Sem falarmos dos trabalhadores, que foram demitidos por questões de saúde e o Sindicato conseguiu suas reintegrações na TV Record, TV Band e TV Globo.

Com dificuldade em mobilizar os trabalhadores da TV Record de São Paulo, o Sindicato dos Radialistas entra na Justiça para interpelar a emissora do Bispo Edir Macedo.

Audiências da TV Cultura também foram solicitadas a do link abaixo aconteceu na Assembleia Legislativa, onde o movimento "eu quero a TV Cultura viva" foram os grandes incentivadores dos movimentos sociais e sindicais para aderir a luta pela emissora de TV Pública.

E, finalmente, porque não enaltecermos a forma com que os trabalhadores da EBC se organizaram, junto com o Sindicato, para conquistar suas demandas com a direção da empresa. Exemplos de persistência e organização, marcaram a luta dos radialistas da EBC, que deram exemplo de como sair vitoriosos na luta por direitos.

O ano de 2015 se vai, com essas lembranças. Anunciando que, para que 2016 seja melhor.  Nada mais certo do que olhar o passado, para aprendermos a superar os desafios do futuro.

Parabéns a todos os radialistas do estado de São Paulo. Ano que vem será melhor. Só depende da gente.

Boas festas e feliz ano novo!

Obs: O Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo entra em recesso a partir de amanhã (19/12) e retorna apenas na primeira segunda feira de 2016 (04/01). Com isso a parte administrativa não funciona, mas a direção do sindicato se faz presente, na forma de plantão, para orientação e possíveis encaminhamentos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário