Contador de VISITAS

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Radialistas da Rádio Clube de Guaratinguetá param para receber seus salários

Trabalhadores reunidos com diretores do Sindicato dos Radialistas


Por Ronaldo Werneck

Nesta segunda feira (17) diretores do Sindicato dos Radialistas de SP estiveram em Guaratinguetá, interior de SP, para negociar o pagamento de salários atrasados das empresas. Sem receber seus salários há mais de 15 dias, os trabalhadores resolveram paralisar os trabalhos e chamaram o Sindicato para ajudar nas negociações com a empresa. Segundo a direção das emissoras Rádio Clube FM e Rádio Clube AM, com o quadro reduzido de corretores e atrasos de pagamento de clientes, a direção das empresas não tinha como disponibilizar o pagamento de seus trabalhadores. 

Com a visita do Sindicato e a pressão exercida pela paralisação dos trabalhadores, a emissora assumiu o compromisso, por escrito, que no máximo em três dias, os pagamentos estariam sendo regularizados. Com isso os trabalhadores voltaram ao trabalho, permanecendo em estado de greve, até o cumprimento do que foi proposto pela emissora.

 Pesam, ainda, sobre a empresa, o não pagamento dos abonos salariais e dos tickets restaurantes de vários anos. Com sentença favorável aos trabalhadores, a Justiça concedeu um prazo de três meses, para que a emissora providencie os pagamentos devidos. 

A postura dos trabalhadores, ao paralisarem seus trabalhos, para forçar o pagamento de seus salários, é pedagógico. Imaginem quantas emissoras evitariam essa situação, ao temerem a consciência e organização de seus trabalhadores junto ao sindicato?!

Somente a consciência de classe leva a organização dos trabalhadores frente ao ataque dos patrões. 

Como vimos acima, apesar das supostas dificuldades enfrentadas pelas emissoras, certamente, a direção dessas empresas dispõem de outros mecanismos para superar esse "enrosco", como a venda de imóveis ou aquisição de crédito na praça, para garantir o funcionamento normal de suas emissoras. Basta para isso, entender como necessário e prioritário essa condição de funcionamento da emissora em dia com o pagamento de seus trabalhadores. Situação que, apenas os trabalhadores conscientes de sua classe, podem conseguir ao se organizarem e exigirem mais respeito e consideração dos patrões. Já que são eles os verdadeiros responsáveis por fazer a emissora funcionar e existir.

Fotos do evento: http://bit.ly/1NhdPEp

3 comentários:

  1. Corretíssima as ações dos trabalhadores e do sindicato. De fato, sem conscientização dos trabalhadores, as lutas se tornam mais difíceis. Lamentável no caso é a ação da justiça do trabalho conceder prazo para quitações de direitos conquistados pelos trabalhadores. Em situações como esta a Justiça do Trabalho acaba favorecendo o infrator, no caso os maus patrões. Mas, aluta deve continuar sempre e o trabalhador esclarecido tem obrigação de tentar levar esta conscientização a outros trabalhadores.

    ResponderExcluir
  2. gostaria sindicato desse sua posicao pok muito caras ex jogador ex futibol querndo ser aprecentador tv como ex jogador faz comentario tv paulista ai AI DRT cade para nois simplis mortais temos ter DRT para trabalha qual radio agora este ex jogadores vi provedor uol qu ex jogador cortias vai vira aprecentador brincadeitra cade DRT DA CLASSE NAO PRECISA POK EX JOGADOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Euclides! A diretoria do sindicato, em várias oportunidades solicitou ao Ministério do Trabalho fiscalização nas empresas pelo fato de diversos trabalhadores não possuírem o Registro Profissional. Neste momento o Sindicato está levantando a relação de nome desses apresentadores e iremos cobrar um posicionamento oficial das empresas. Após isto, outras medidas, além do Ministério do Trabalho serão tomadas.

      Excluir