Contador de VISITAS

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Radialistas da Rádio e TV Cultura entrem em greve após direção da emissora não apresentar solução para o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria



Cartaz na RTV Cultura comunicando paralisação dos trabalhadores na emissora


Por Ronaldo Werneck

As 0h00 desta sexta feira (19/06) os trabalhadores da Rádio e TV Cultura entraram em greve após direção da emissora não apresentar solução para as irregularidades, que se encontram na emissora. Irregularidades relacionadas ao cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e a Lei do Radialista, que estavam sendo negociadas há mais de dois meses, sem com isso avançar no caminho de uma solução.

Segundo a direção do Sindicato dos Radialistas, mais de 80% dos trabalhadores radialistas se encontram em greve. Permanecendo no trabalho apenas quem ocupa cargos de confiança nesse setor. 

Em contato com a direção do Sindicato dos Jornalistas, através do diretor Wladimir Miranda, nos informou que o Sindicato irá enviar carta a direção da emissora comunicando que nenhum jornalista irá desenvolver funções de radialista. Segundo informações levantadas por este blog, os jornalistas da emissora, em assembleia realizada nesta tarde de sexta feira (19/06) em frente a emissora, decidiram enviar uma carta para emissora em apoio a greve dos radialistas e estipulando que, aguardam regularização da situação até a data do pagamento. Não ocorrendo isso entram em estado de greve.

Há décadas, sob orientação de um partido político, a mais conhecida e premiada emissora pública do país vem sendo desmontada em seu capital criativo. Com uma visão conservadora e que promove a participação da iniciativa privada como fonte importante em sua sustentação financeira, a emissora definha a olhos nus. Mantém uma programação distante daquela que realçou sua reputação mundo a fora. Basicamente serve a interesses políticos e, por isso, cumpre menos sua função social, no que tange a diversidade cultural, informativa e de opiniões. 

Os trabalhadores da Rádio e TV Cultura, mais uma vez, estão dando um exemplo de como se faz uma luta em defesa de seus direitos e da defesa de uma emissora que, ainda, presta um grande serviço a comunidade paulista e ao país. Deveria sim estar voltada para o interesse público e menos para os arranjos financeiros precários, onde serve apenas para garantir seu funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário