Contador de VISITAS

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Em congresso nacional, radialistas aprovam novo plano de lutas e organização da categoria

Radialistas na plenária do 10º Congresso da FITERT no RJ


Por Ronaldo Werneck

Os radialistas eleitos ao 10º congresso nacional da categoria estiveram no evento no Rio de Janeiro nos dias 24 a 27 de junho e aprovaram uma série de ações, num plano de lutas, para enfrentar os patrões, que sempre querem retirar direitos dos trabalhadores. Além de aprovar uma nova plenária para discussão do Registro Profissional e outra estatutária, já que o estatuto da federação precisa de alguns ajustes. 

Sérgio Ipoldo, coordenador do Sindicato dos Radialistas de SP, questionou a aprovação da Plenária do Registro Profissional. Segundo ele, já foram realizadas outras plenárias e afirma que é um equívoco tentar ajustar mecanismos de fornecimento do Atestado de Capacitação Profissional. Acredita que desta forma, os sindicatos acabam fazendo com que os próprios radialistas não deem valor a regulamentação da profissão e não procurem a formação técnica necessária, já que os sindicatos oferecem essa alternativa.

As discussões e as deliberações do congresso foram além. Dentre os pontos aprovados na organização dos radialistas, um plano nacional de formação dos dirigentes sindicais foi deliberado pelos congressistas e também merece nosso registro aqui. Os presentes entenderam a necessidade e importância de qualificação política dos nossos dirigentes. Há a discussão de que nesse plano de formação nacional, deva ser estendido aos companheiros da base. 

Os congressistas aprovaram também Moções de Repúdio. Dentre elas a que mais destacamos foi o da TVT (Televisão dos Trabalhadores). A moção foi aprovada pelo fato da TVT não ter feito  a cobertura da greve dos trabalhadores da TV Cultura que aconteceu recentemente. Mesmo quando foi solicitado pelo sindicato da categoria. Além de que a TVT enviou material audiovisual produzido por ela à RTV Cultura durante a greve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário