Contador de VISITAS

terça-feira, 14 de abril de 2015

A terceirização das relações de trabalho prejudica os trabalhadores



Por Ronaldo Werneck

Os patrões não descansam quando o objetivo é retirar direito dos trabalhadores. A todo momento temos encontrado iniciativas dos patrões nesse sentido. Quando não é sobre a flexibilização das leis trabalhistas, que diminui direitos dos trabalhadores é o Projeto de Lei (PL) 4.330/2004, que institui a terceirização do trabalho. Condição esta que, além de retirar direitos dos trabalhadores, precariza sua relação com os patrões. 

Há inúmeros exemplos de trabalhadores terceirizados, que não têm seus direitos reconhecidos, justamente por estar numa forma de subcontratação. Não há igualdade de direitos. Muito menos responsabilidade solidária. Que obrigaria as empresas, que se utilizam dessa forma de contratação, garantir os direitos dos trabalhadores, caso a empresa contratada, não cumpra suas obrigações. 

O Sindicato dos Radialistas de São Paulo é contra as terceirizações.

É bom lembrar que esta iniciativa, de ataque aos trabalhadores, não nasce do nada. Os patrões sempre estão por trás.

"Os trabalhadores precisam ter consciência de que os patrões se organizam e articulam contra nossa classe."

Não é possível garantir a vontade dos trabalhadores, sem garantirmos nossos representantes no Congresso. Mas como isso não dá mais para mudar agora, resta aos trabalhadores se organizar como classe e defender seus interesses. Tanto o movimento sindical como os movimentos sociais, estão engajados nesta luta contra o ataque aos direitos dos trabalhadores. Ataque que não irá afetar apenas quem está trabalhando hoje, mas gerações futuras. 

"Os ex candidatos à Presidência da República, como José Serra e Aécio Neves, junto com seu partido, o PSDB, foram contra os trabalhadores no Congresso."

Depende de nós, unicamente, impedir esse ataque às conquistas trabalhistas, que nossas gerações passadas, lutaram e conquistaram para garantir aos seus dessedentes o que temos hoje. 

Fique atento as iniciativas de seu sindicato e atenda seu chamado à essa luta. Sua família, como seus filhos e seus netos, irão agradecer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário