Contador de VISITAS

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Organizar a classe trabalhadora


Dá-se a impressão que os sindicatos classistas são compostos de gente que grita aos ventos. Anunciando verdades incompreendidas e que encontram poucos ouvidos para as "profecias" anunciadas. A verdade é que esses sindicatos comprometidos com a causa dos trabalhadores, são aqueles que não só garantem direitos, mas avançam nas conquistas.

Sindicatos que aderiram ao status do convencimento governamental, tem enfrentado perdas e derrotas em objetivos traçados pelas suas direções. Tudo por conta de dois aspectos relevantes. O primeiro a falta de formação política. Na história de luta de classes, onde os trabalhadores foram precursores em se rebelar ao stablishment de exploração sem freios, esse processo revolucionário só avançou porque havia bases teóricas. No caso as revoluções russa, chinesa e cubana.Um exemplo de revolução sem base teórica que findou com a continuação da exploração foi a revolução mexicana.

O segundo aspecto relevante que contribui para que o sindicato não desempenhe sua verdadeira função é a cooptação de seus dirigentes. Suas lideranças políticas, pinçados da direção sindical para cargos públicos, os fazem querer enquadrar a atuação sindical de seus antigos colegas de direção sindical aos interesses do governo de plantão.

Uma resposta firme e coerente nesse mar de confusão do papel dos sindicatos é a postura dos sindicatos que hoje compõe a Intersindical. Autônomos, independentes e comprometidos não só com suas categorias, mas com a classe trabalhadora, sua postura diferencia não apenas em distoar do restante do movimento sindical, mas apresentarem uma receita de orientação política coerente com a história de luta dos trabalhadores. Reunidos em Campinas, no último final de semana, a diretoria do Sindicato dos Radialistas materializou essa dimensão teórica com sua participação num evento que pode ser uma luz, num túnel escuro, desprovido de referencial político de comprometimento com os verdadeiros interesses da classe trabalhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário