Pela sétima vez os radialistas paulistas se reúnem para discutir soluções para seus problemas
Por Ronaldo Werneck
Começa hoje (15/07), a partir das 18h00, em Campinas, o sétimo encontro dos radialistas do interior, realizado pelo Sindicato dos Radialistas do estado de São Paulo.
Com o tema em forma de questão "A crise é Cibernética?", a diretoria da entidade procura questionar, junto aos radialistas do interior do estado, o avanço das novas tecnologias que vem substituindo, paulatinamente, atividades, ora preponderantemente, dos trabalhadores. Mas não é só isso. Essa discussão gira em torno de como o avanço tecnológico é montado, com o convencimento dos trabalhadores, de que isso é uma "evolução natural" do desenvolvimento da economia.
No encontro também irá ser discutido outros fenômenos que tem relação direta com os radialistas paulistas, como a conjuntura política, o assédio moral no local de trabalho, novas tecnologias e novas doenças profissionais.
Programado para acontecer a partir de hoje até domingo (17/07), espera-se a participação máxima de 70 profissionais, limitado devido a disponibilidade para este evento. O encontro foi organizado com a prerrogativa de inscrições, que já foram encerradas.
Um fenômeno exclusivo da capitalismo, a substituição da força de trabalho dos trabalhadores por máquinas ou programas de computadores, tem levado cada vez mais a diminuição de trabalhadores contratados nas emissoras de rádio e TV. Quando não ao constante acúmulos de funções sem a devida remuneração, como determina a legislação da categoria.
As pressões dos patrões sobre os trabalhadores, para garantir mais valia, leva a organização das empresas a implementar uma série de posturas que, se não houver reação dos trabalhadores, condiciona os mesmos a desenvolverem doenças ocupacionais.
Como se vê uma coisa está ligada a outra. O que, de fato se percebe, é que os trabalhadores de rádio e TV precisam se ligar, pois nada acontece por acaso. Em meio a este "mar de obstáculos e problemas", que se avolumam, a saída é a conscientização. E este encontro promove justamente isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário